Psicologia

O que é esta ciência e para que?

A Psicologia é o estudo científico dos comportamentos e dos processos mentais. Algumas pessoas ainda pensam que os psicólogos estão interessados apenas em comportamentos ditos “anormais”, mas na verdade como estudiosos estamos interessados em todos os aspectos do pensamento e do comportamento humano.

A Psicologia como ciência é uma das ferramentas para compreender a diversidade humana. Nesta rica diversidade de comportamentos e pensamentos na espécie humana, a Psicologia pode ajudar a reduzir tensões que surgem quando as pessoas não se entendem, e a definir o que temos em comum.

Psicoterapia

A psicoterapia é uma forma de investigar e tratar questões que são responsáveis por conflitos ou sofrimentos psíquicos ou emocionais. Eles aparecem em forma de doenças, como depressão, medos (pânico), ansiedades, dificuldade de relacionar-se no trabalho ou na família, comportamento bipolar, etc. Existe uma infinidade de sintomas que comprometem a qualidade de vida das pessoas.

Neuropsicologia como ciência e intervenção

A intervenção em Neuropsicologia contempla o processo de avaliação e reabilitação neuropsicológica. A avaliação neuropsicológica geralmente abrange grandes classes de funções, como: funções receptivas; memória e aprendizagem; organização mental e reorganização da informação; funções expressivas; funções executivas. Envolve também os processos a as funções deficitárias e aquelas preservadas. Tudo isso na tentativa de traçar um perfil neuropsicológico do caso em questão e programar estratégias de intervenções necessárias.

Diversas Áreas

Portanto, há especialistas em várias áreas da Psicologia (Neurociência, do desenvolvimento, cognitiva-comportamental, da educação, escolar, de consultoria, de reabilitação, forense, da saúde, social, do esporte, etc.).

Coaching

Coaching e Psicoterapia

O Coaching executivo ou empresarial consiste num relacionamento profissional de orientação por parte de um profissional especialista e seu cliente. Normalmente, o cliente é ocupa uma posição de liderança numa estrutura organizacional. Aborda fundamentalmente questões relacionadas com a otimização do uso do potencial do cliente, com o seu desempenho São traçadas metas e algumas ferramentas da Psicologia cognitiva-comportamental, como também, outros conhecimentos do profissional, verificados no seu currículo. Será possível abrirmos janelas de oportunidades, caminhos mais leves, forma de viver com menos conflitos, com direito a novos projetos para aumentar a qualidade de vida.

São encontros individuais, realizados semanalmente, focadas nos resultados buscados e na análise de todos os fatores que influenciam na empresa e no trabalho.

Numa relação psicoterapêutica, como poderá se desenvolver?

Primeiro ela poderá acontecer no caso aqui especificado, se o profissional for um Psicólogo, devidamente credenciado pelo Conselho de Psicologia – CRP. O coaching é feito em um espaço que pode variar com o da terapia, pois podem ser acordados com o cliente dependendo do conflito. São traçadas metas e algumas ferramentas da Psicologia cognitiva comportamental, como também, outros conhecimentos do profissional, verificados no seu currículo. Quando possível, serão feitas conexões com a filosofia para também encontrarmos caminhos, trocarmos de lugar, escapar de armadilhas psíquicas, que possivelmente os grandes pensadores Foucault, Rousseau, Maquiavel e tantos outros da atualidade que podem iluminar um espaço terapêutico. Enfim, será possível abrirmos janelas de oportunidades, caminhos mais leves, forma de viver com menos conflitos, com direito a novos capítulos para aumentar a qualidade de vida.

Metodologia

São encontros individuais, realizados semanalmente, focadas nos resultados buscados e na análise de todos os fatores que implicam nesses resultados na empresa ou no trabalho.

Aplicação

Profissionais que buscam a realização de seus objetivos, mas que estão encontrando dificuldades no caminho profissional. É indicado também para profissionais que precisam reencontrar seu vínculo com o trabalho e o equilíbrio deste com a vida pessoal.

Por que?

Por que fazer Psicoterapia?

Não nascemos prontos, portanto, no processo terapêutico, juntos, reiteramos o valor da vida, nos desafiamos a aprender sempre, a prosseguir, a persistir, a reinventar constantemente o nosso olhar sobre o mundo e sobre nós mesmo.

A busca pela terapia é porque estamos INSATISFEITOS ou INCOMODADOS. Quando estamos satisfeitos e acomodados, nos rendemos à sedução do repouso e nos imobilizamos. Isto não é bom, não promove a mudança e a transformação. Estarmos incomodados, insatisfeitos: de certa forma, é importante o olhar de um profissional, para equilibrar a ansiedade que acompanha este “incômodo” e outros fatores. É a INSAFISFAÇÃO que nos impulsiona, que nos move a uma ação, a uma mudança ou a uma busca de algo novo. Desta forma criamos, inovamos, modificamos e construímos o mundo e a nós.

Ajuda

A ajuda do Psicólogo se faz necessária quando estamos sofrendo ou precisando falar com alguém, sobre várias situações: falta de sentido de viver, medos, não superações, depressão, aumento de peso, a falência do casamento, e tantos outros fatores...

Processo de mudança

Muitas são as questões que levam a descrença sem fundamento sobre a terapia e sobre o que dela pode-se ou deve-se esperar. Todo indivíduo que se propõe a buscar uma relação de ajuda terapêutica, já iniciou seu processo de mudança e readequação, de reaprendizado, de entendimento de si mesmo, melhorando as relações e as posturas frente a vida.